Se puder começar pela missão da AMI no Afeganistão, recordo-me das reuniões e do planeamento, da motivação do Dr. Fernando Nobre e da Sra. Mina Wali em avançar com o projecto da escola e clínica numa zona sensível daquele país, perto da fronteira com o Paquistão. Após a visita efectuada pelo Dr. Fernando Nobre e de todos os encontros que teve, em 2006, os projectos tiveram “luz verde” por parte da direcção da AMI. Assim, em 2008 planeámos outra visita ao local onde as escolas tinham sido construídas.
Graças à coordenação e apoio logístico da Sra. Mina Wali, após uma viagem atribulada de Islamabad até ao local, ficámos a saber que havíamos chegado no dia em que o presidente do Afeganistão havia sofrido um atentado. Ficámos alojados num antigo hotel da URSS e jantámos ao ar livre, no teto de um edifício em construção, perto dum lago.
No dia seguinte foi a inauguração da escola e clínica, além da Sra. Mina Wali, presidente da ONG HoM (Hope of Mother), do seu amigo de sempre, estiveram o Dr. Fernando Nobre, seu irmão e eu. Estávamos preocupados que, devido ao atentado no dia anterior, a cerimónia tivesse sido afectada, mas não. Havia imensa gente, desde locais a representantes da missão da NATO ISAF (International Security Assistance Force).
Para além de tanta gente, tanta alegria e colorido de tantas roupas diversas, as crianças animavam a cerimónia e davam imenso colorido a todo o ambiente. Mesmo com tanta segurança instalada, tivemos discursos de líderes locais, do Dr. Fernando Nobre e da Sra. Mina Wali. A mistura de tantas culturas, os líderes locais sentavam-se na cadeira com as pernas cruzadas, os militares estavam sempre atentos, com coletes anti-bala, nós à civil, sem qualquer equipamento especial, o contraste, as cores diversas, tornavam tudo único.
Enquanto os discursos decorriam, as crianças estavam alegres, ansiosas pela fase seguinte. Após terminadas as intervenções de todos os participantes, fomos condecorados com uma alta distinção que contempla um artigo de vestuário que se assemelha a um capacete, só utilizado por altas figuras afegãs.
Depois seguiu-se o momento que jamais esquecerei e gravei para sempre na minha Alma e pensamentos, a inauguração e visita às instalações. Após ter sido cortada a fita, onde se via no alto da entrada da escola o símbolo da AMI, as crianças dirigiram-se para as várias salas de aula e nós fomos visitá-las todas. Nunca esquecerei a sua alegria, por terem acesso à Educação, numas instalações excelentes, nunca esquecerei que quando existe bondade, vontade e amor por fazer o bem pelos outros, como sempre demonstrou a AMI, na figura dos seus servidores e em particular do seu presidente, Dr Fernando Nobre, assim como da Sra. Mina Wali, não importa de que país somos, que língua falamos, qual a nossa origem. O Bem não tem nacionalidade, todos o devem fazer.
Octávio Ramos Vieira, Amigo da AMI